Área do Usuário:
Cadastre-se / Recuperar Senha
Revista Nutritime
Como publicar na Revista da Nutritime

 

Ética e Direitos Autorais

A Nutritime Revista Eletrônica (NRE) é uma publicação online de livre acesso a todos os usuários, não cobrando atualmente nenhum valor pelos processos de submissão, publicação ou acesso dos seus artigos científicos, revisões de literatura, notas técnicas, teses dissertações, e monografias (doravante designados apenas como manuscritos). Assim, solicitamos a todos os autores e leitores, assim como de outros usuários que eventualmente se apoiem nesse conteúdo como referencial para outros trabalhos, que o façam segundo um comportamento ético, respeitando os direitos de propriedade intelectual das obras referenciadas, tanto no que diz respeito às obras que serão aqui submetidas, quanto àquelas que serão referências para outros trabalhos.

É-nos importante contribuir para a preservação com a ética na ciência de uma forma geral, e com os interesses dos autores, leitores e apoiadores, de forma particular, a fim de continuar construindo uma trajetória como um veículo de divulgação científica que se aprimora e evolui a cada dia

 

Autorização de Publicação e Cessão de Direitos Autorais

A submissão de um manuscrito implica na sua transferência imediata de direitos exclusivos de publicação, assim como a cessão de direitos autorais. Para tal, no momento da submissão, será também necessário o envio do termo de confirmação de autoria e cessão de direitos autorais.

Dessa forma, o(s) autor(es) deverá(ão) baixar o documento acima relacionado, ler atentamente, assinar e enviar à NRE junto ao manuscrito submetido. A publicação desse manuscrito submetido estará condicionada à observância das regras de submissão aqui elencadas e ao envio do termo de confirmação de autoria e cessão de direitos autorais.

O termo de confirmação de autoria e cessão de direitos autorais foi redigido sob a égide da lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil. Observe que neste mesmo documento há a declaração de ausência de conflito de interesses que também será confirmada pela assinatura de todos os demais autores do manuscrito submetido, se houverem.

 

Política de privacidade

Os dados informados pelos autores no processo de submissão de seu manuscrito serão mantidos em sigilo e utilizados apenas para fins exclusivos e de interesse da própria NRE, não sendo repassados de maneira alguma a terceiros.

A NRE se reserva o direito de manter o trabalho disponível em seu site enquanto durarem duas atividades, republicá-lo em qualquer outro meio impresso ou virtual, todavia sempre comunicando aos autores cada uma de suas modificações e, ou, implementações. Se eventualmente ocorram modificações estruturais que impliquem na mudança dos endereços eletrônicos dos trabalhos, a NRE se compromete a comunicar aos autores para que não haja perda da referência.

É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo da NRE da em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a sua devida citação.

 

Regras para submissão

A NRE recebe manuscritos em português, espanhol ou inglês, mas seu idioma oficial é o português. Entretanto, os artigos serão publicados na língua em que foram escritos. Inicialmente, o autor deve cadastrar-se no site da Nutritime e então enviar seu material em formato texto.

Para garantir a lisura do processo de revisão, o texto deverá ser enviado aos pareceristas sem nenhum tipo de indicação que denuncie a sua autoria. Dessa forma solicitamos aos autores a submissão de duas cópias do material: uma delas completa, e a outra sem a relação de autores ou filiação (além desses documentos, é preciso enviar o termo de confirmação de autoria e cessão de direitos autorais, como acima mencionado).

Caso o texto submetido seja resultado de pesquisa financiada, os dados relacionados ao seu período de realização e o financiador deverão ser citados no corpo do texto ou na filiação.

As normas para submissão de artigos originais ou revisões de literatura na NRE são as seguintes:

  • Título: deverá ter até 125 caracteres contando com os espaços;
  • Autores: serão aceitos até o máximo de 5 autores por manuscrito. Seus nomes deverão ser completos e sem abreviaturas;
  • Submissão: serão aceitos até o máximo de 3 manuscritos para cada primeiro autor por ano;
  • Filiação: para o primeiro autor, a filiação deverá conter a sua titulação máxima, incluindo aí o grau que esteja eventualmente cursando (mestrando, doutorando, pós-doutorando), o nome completo da instituição e sua sigla, assim como o seu email de contato; idem para os outros autores, excetuando-se os emails de contato;
  • Resumo: O resumo deverá conter obrigatoriamente até 1.250 caracteres, incluindo espaços, e deverá ser acompanhado de até 5 palavras-chave;
  • Abstract: Idem acima, e deverá constar também o título do artigo vertido para o inglês;
  • Corpo do texto: O corpo do texto deverá conter entre 25.000 e 45.000 caracteres, incluindo espaços.
  • Citações: serão aceitas no esquema "autor,ano:página" (BECK, 2012:53) para citação direta ou literal, entre aspas (observe a necessidade de se destacar em novo parágrafo com recuo, se possuir mais de 3 linhas); e no esquema "autor,ano", para citação indireta, onde não se utiliza o texto em sua literalidade, mas se apresenta a ideia geral ou resumo da ideia com as próprias palavras (BECK, 2012). Citação de trabalhos com dois autores deverão ser apresentadas com os sobrenomes separados pelo símbolo "&" (BECK & LASH, 2013). Citações com mais de 2 autores deverão se utilizar do recurso "et al" (BECK et al., 2015);
  • Elementos gráficos: Até 6 (entre figuras, mapas, imagens, desenhos, fotografias, gravuras, tabelas e gráficos), acompanhadas das respectivas legendas e fontes. Atenção: referencie o elemento se utilizando de numeração (por exemplo, Tabela 1, Figura 3, Gráfico 1) – jamais utilize referências de localização como "a figura a seguir", ou o "gráfico anterior" ou "a tabela da página anterior", uma vez que na diagramação do material para a publicação, os elementos gráficos podem não ficar localizados nos mesmos locais do documento original. Todos os elementos gráficos deverão ser enviados anexos ao documento principal. Figuras com pelo menos 300dpi nos formatos "jpg", "bmp", "tif" ou "png". A NRE poderá contatar o autor para solicitar substituição ou adequação de quaisquer materiais que forem incompatíveis com o seu projeto gráfico;
  • Uso de siglas: na sua primeira aparição no texto deverá estar por extenso, seguida de sua sigla entre parênteses. A partir daí usar apenas a sigla;
  • Notas de rodapé: deverão ser sucintas, prezando pela objetividade e conveniência em se elucidar determinada informação do corpo do texto ou indicar referências correlatas;
  • Referências bibliográficas: todas as referências bibliográficas apresentadas no corpo do texto deverão figurar, obrigatoriamente, de forma completa e em ordem alfabética, ao final do documento, observando as normas da ABNT NBR6023.
  • Revisão ortográfica e gramatical: o autor deverá se responsabilizar pela revisão do material a ser submetido, adequando-o às normas da escrita da língua portuguesa, especialmente no que diz respeito à ortografia e gramática, assim como ao Acordo da Língua Portuguesa (em vigor desde 2009).
  • Formato do arquivo (extensão): a NRE aceitará arquivos nas versões "doc", "docx" ou "rtf".

 

IMPORTANTE: 

1. Os manuscritos que não observarem as regras acima listadas não serão aceitos pela NRE;

2. Visando divulgar a IN 30 de 05/08/2009 do MAPA, todos os dados de composição de rações, premix e outros que forem apresentados nos artigos deverão ser expressos em mg/Kg ou g/Kg e não mais em porcentagem.

3. Ainda a respeito dos aspectos éticos e legais, a NRE sugere a leitura dos seguintes textos:

Ressaltamos que todos os materiais recebidos são submetidos a avaliação técnica por amostragem de texto para verificação de autoria do mesmo.

 

Nutritime
Nutritime - Empresa Especializada em Consultoria Animal
Redline Sites Viçosa
Copyright 2013 © Todos os direitos reservados